Arquiteto Gabriel de Lucca aposta na versatilidade do brise

Fachada composta por brises no ambiente Recinto do Bosque, de Gabriel de Lucca Foto: Felipe Araújo

Na arquitetura, conforto térmico e iluminação são premissas importantes a serem consideradas na especificação dos projetos. Nesse contexto, os brises são cada vez mais adotados como uma solução estética que colabora tanto para equilibrar a incidência solar, bem como para proporcionar uma temperatura agradável ao ambiente onde está presente.   Na 32ª edição da CASACOR São Paulo, maior mostra de arquitetura e decoração do país, que segue aberta para visitação até o próximo dia 29 de julho, o arquiteto Gabriel de Lucca, da GDL Arquitetura, assina o Recinto do Bosque, sua proposta de banheiro unissex com 26 m².   Logo na entrada do ambiente, o profissional apostou na solução estética do brise. Comumente executado com madeira, o arquiteto, com sua veia criativa, optou por placas cimentícias de fibrocimento, que trazem um forte apelo ecológico por sua composição de fibras vegetais mineralizadas.“Além da conexão sustentável, o uso da placa cimentícia tem sido uma grande aposta para revestimento, nesse caso optamos por utilizá-la comobrise’’, afirma.

      Além de equilibrar a iluminação natural, o uso adequado do brise reduz o consumo energético, sem perder a ventilação. Além disso, enriquece qualquer fachada e ambiente, trazendo um ar moderno e sofisticado.

O arquiteto explica que a especificação do brise é pautada em elementos fundamentais como insolação, dimensões, orientação da fachada e na determinação do fator solar. A avaliação desses pontos é fundamental para determinar a viabilidade do brise, que se apresenta como um elemento versátil. “Em locais quentes, o brise cumpre a função de proporcionar sombreamento e reduzir o calor. Em contrapartida, para lugares mais frios, as frestas de luz trazidas pelo brise são benéficas para o ambiente”, finaliza Gabriel.  

Serviço: CASACOR SÃO PAULO Recinto do Bosque Data: 22 de maio a 29 de julho de 2018

Terça a sábado, das 12h às 21h Domingo, das 12h às 20h.

Endereço​: Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, ​875, São Paulo

Sobre Gabriel de Lucca Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Belas Artes, antes de começar a GDL Arquitetura – Estúdio de Arquitetura e Interiores, Gabriel de Lucca atuou como colaborador entre 2013 a 2016 em escritórios internacionalmente reconhecidos. Em carreira solo conta com trabalhos publicados em território nacional e em nível internacional em países como Estados Unidos, Espanha e Austrália, entre outros. Recentemente, contou com um dos seus projetos indicados na categoria "Obra do Ano" promovido pelo Archdaily. www.gdlarquitetura.com.br Instagram: @gdlucca_

(11) 98442-0346 e (11) 3467-3360

Confira também: