Off-Grid Um jeito de estar / parte 1

Fotos: Divulgação

off-grid um jeito de estar

Por que ficar preso ao conceito de casa num local fixo, quando se pode optar por uma casa móvel, moderna e modular? Imagine poder transportar sua moradia para qualquer lugar eleito no planeta…

Veja 07 tipos de casas capsulas no estilo Off-Grid para viver, ou estar.

Casa Triciclo

Estas cápsulas modernas são feitas para quem adora variar a paisagem. Vão desde espaçosos retiros auto-sustentáveis , até espaços menores, dentro de algum complexo popular. ​​Estes abrigos, feitos principalmente de polipropileno, são leves o suficiente para serem rebocado atrás de uma bicicleta, ou adaptados para serem  transportados por um triciclo. 

Como uma sanfona, a casa pode ser expandida para aumentar o espaço interior ou, torná-la mais compacta para quando for transportada numa viagem. 

Todas as amenidades do interior - incluindo uma pia, fogão, banheira, chuveiro e mobiliário adaptado - é alimentado manualmente. Paredes translúcidas deixam entrar a luz natural.

A empresa também faz "jardins triciclo" para atrelar ao lado ou no interior da casa.

Cápsula Ecológica

Com a forma de um ovo enorme, o Ecocapsule em seu design arrojado é uma compacta moradia. 

Vem equipado com cama , uma micro cozinha com armários planejados  no material desejado e banheiro privativo com chuveiro  e água quente, o que faz manter todo o conforto de um lar. É Alimentado por painéis solares e uma turbina eólica. com a opção de uma bateria back-up para os dias nublados. 

Devido a facilidade com que é rebocado, pode estar, numa praia a beira mar, sob o alto de uma montanha ou mais excêntrico ainda, sob o telhado de um edifício. 

Seu tamanho e volume se encaixa perfeitamente em um contêiner padrão.

Retiro Voluntário

Projetado pelo arquiteto Renzo Piano para o campus Vitra em Weil-am-Rhein, na Alemanha, a cabine Diogene oferece 25 m2  para apenas um ocupante,  como um "lugar de retiro voluntário”. 

Painéis fotovoltaicos e um tanque de retenção de água da chuva, torna o abrigo  auto-suficiente , e é altamente portátil. 

Num design moderno com iluminação e ventilação natural, tem no seu espaço interior apenas uma bancada multi-uso a frente de um sofa,  projetados em madeira.

Edifício Retrátil

Este abrigo de madeira móvel foi projetado por Allergutendinge, e é composto por três painéis distribuídos  em módulos articulados em dois níveis, que  fazem deste retiro um lugar mais perto do céu.  Na parte superior totalmente modulada, fica a janela com uma escotilha no telhado, caracterizando um ambiente studio/office. 

Uma escada articulada, leva ao andar inferior, como um mezanino. Voltado para uma face, encontra-se a cama dormitório, e na outra face, localizada no andar térreo, está a copa/cozinha, que ganha um espaço  varanda se o painel estiver aberto.

Tudo é projetado com uma conexão através de elementos dobráveis, que permitem ao ocupante se locomover através de  abrir e fechar.

Cabana Camuflada

Esta "cabana invisível” quando esta tudo fechado, parece com uma pilha organizada de toras, mas ao abrir uma escotilha de um dos lados, obtem-se um terraço, e se surpreende com o interior de uma cabana rústica. 

"The Cabin Yeta Log" projetada pela Lab Zero,  pode ser configurada praticamente em qualquer lugar.

Mesmo sendo tão pequena e minimalista como ela é,  seu interior vem completo com cozinha, chuveiro, WC e painéis solares.

Abrigo no Campo

Uma caixa retangular de ripas de madeira preta serradas em bruto, faz desta casa de campo ,projetada por Fearon Hay Architects,  um abrigo que se fecha firmemente como uma defesa contra o tempo das tempestades corriqueiras que ocorrem na costa leste de Great Barrier Island, na Nova Zelândia. 

A paleta escura exterior é concluída com uma camada de telas de metal perfurado. Esta camada operável, permite a entrada moderada de luz e  ar, estando ocupada ou mesmo vazia. 

O projeto prevê dois quartos e banheiros simétricos definidos sobre um espaço central. Internamente paredes e pisos são revestidos com placas de carvalho oleada, para manter o ambiente mais cálido.

Toda a estrutura, é alimentado por painéis solares e sistemas independentes para a recolha e tratamento de água.

Local de isolamento perfeito para um refúgio que fornece abrigo, calor e conforto.

Eco Pod

Como uma unidade independente, o Eco Pod, mede 9 m2, podendo ser usado para várias finalidades,  seja como uma pequena casa flexível, ou mesmo um escritório. 

Também pode ser vinculado com outros módulos em qualquer layout, a fim de obter uma acomodação adicional,  como quartos de hóspedes, salas de música, estúdios de arte, hangouts adolescentes, e até mesmo uma casa completa.

Cada módulo ostenta um acabamento interior altamente personalizáve, isolados com fibra de madeira ou lå. 

São sustentados por pernas ajustáveis,  ​​sobre fundações mínimas, para reduzir o impacto ambiental, de modo que pode ser instalado em qualquer  terreno mesmo sendo desnivelado. 

Com seus telhados em forma de pirâmide, permite a entrada de luz natural, combinando design contemporâneo e materiais sustentáveis ​​numa construção modular.

Opcionais extras , incluem placas solares para eletricidade e água quente, encaixadas no telhado. 

A eletricidade é armazenada em uma matriz de bateria  de 12 V, que, quando carregada, dura  até cinco dias, atendendo com eficiência, iluminação LED e aparelhos de baixa potência. 

Além disso, as unidades podem ser equipadas com banheiro, lareira,  e fogão a lenha.



Cadastre seu e-mail para receber as novidades do portal!

Confira também: