Repensando o Tempo

Repensar o envelhecimento

Foto: Uwe Dettmar - O diálogo com a diversidade e tempo de envelhecimento é tema da exposição no Museum of Communication Berlin , com cenografia do Atelier Brüeckner.

O Museu de Comunicação de Berlim (Museum für Kommunikation Berlim) abriu em 1º de maio a exposição Diálogo com o Tempo (Dialog mit der Zeit), que pode ser vista até 23 agosto. O grande destaque da exposição, que já havia passado por Frankfurt, é sua arquitetura, assinada pelo Atelier Brückner. Os profissionais desse escritório projetaram espaços a partir de tons intensos, como o magenta (maravilha), cyan (azul) e amarelo. 

Essa estrutura colorida permite provocar uma nova forma de olhar para essas questões, nas quais o idoso é um parceiro de diálogo. A mostra apresenta uma visão pessoal dos diferentes aspectos do envelhecimento a partir desse desenho arquitetônico, no qual cada cor indica algum tipo de limitação para o idoso. Na área amarela, os visitantes experimentam limitações físicas. Já a cor magenta, surgem os aspectos “positivos” associados ao envelhecimento – como se o visitante avaliasse o tema através de óculos cor-de-rosa. Duas áreas azuis da exposição se referem à natureza pessoal do envelhecimento e seu futuro, explorando inclusive a evolução demográfica. O diálogo, essência da exposição, promove empatia com a geração mais velha e mostra uma rica e diferenciada imagem entre ser velho e envelhecer – este último, um processo natural que todo ser humano atravessa. Ampulhetas de grandes dimensões e projeção de vídeos de um rosto que parece mudar, de forma imperceptível, de uma criança para uma mulher muito velha, ilustra isso no início da exposição.

A inauguração realizada dia 31 de março contou com a presença do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, e promete repetir o sucesso da exposição realizada no Museu da Comunicação de Frankfurt, entre setembro do ano passado a 1º de março deste ano, com mais de 18.000 visitantes. Os curadores da exposição são Orna Cohen e Andreas Heinecke.



Cadastre seu e-mail para receber as novidades do portal!

Confira também: