Mais um Encanto

Mais um encanto

Foto: divulgação

A vocação da Catalunha para ser “diferente” é tão antiga quanto peculiar. Essa comunidade autônoma é reconhecida como nacionalidade, embora não tenha conseguido sua independência do território espanhol. Em meio a esse cenário, Barcelona, o Mercado dos Encantos – ou Mercat dels Encants –, é assinado pelo escritório B720 - Fermin Vázquez Arquitetos Associados. O arquiteto possui escritórios em Madri e Barcelona, além de associados nas cidades de São Paulo e Porto Alegre.

A iniciativa catalã é uma imensa cobertura assimétrica, distribuída por facetas em ângulos de inclinação variados, com mais de 34 mil m². Se isso não bastasse, seu forro inova por ser todo espelhado, permitindo a visualização de todas as 247 lojas que abriga. Essa estrutura dialoga visualmente com o entorno, cuja rica arquitetura inclui a emblemática Torre Agbar de Jean Nouvel. 

O mercado, em si, tem um pouco de tudo – de filmes pornográficos a livros usados e objetos decorativos, muitos deles habituês do universo Kistch. Sua inspiração é medieval – deriva dos chamados mercados das pulgas, que tinham esse nome porque comercializavam roupas geralmente infestadas por esse inseto. Neste mercado, não há propriamente pulgas, mas objetos velhos (não necessariamente antiguidades), filmes, discos e o que as feiras populares de rua conseguem agrupar - para deleite dos moradores locais. Nada que salte aos olhos dos turistas, mais interessados na forma espelhada, que em seu conteúdo.



Cadastre seu e-mail para receber as novidades do portal!

Confira também: