Com apenas 35 m², as arquitetas do JMA Estúdio criaram um projeto completo e funcional

Projeto JMA Estúdio – Foto: Daniel Lee

Os 35 m² não foram desculpa para não ter um projeto completo para ninguém colocar defeito. Localizado no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo.   O apartamento precisava ser prático e muito confortável para receber o casal de avós que moram no interior, mas adoram visitar a netinha na capital paulista. 

O desafio desse projeto era fazer algo durável para não precisar de muita manutenção e que ao mesmo tempo fosse acolhedor e amplo. As arquitetas Bianca AtallaElisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório JMA Estúdio, são especialistas em apartamentos pequenos e souberam aproveitar todos os espaços disponíveis e criaram um lar aconchegante e muito funcional.

A cor branca foi eleita para predominar todos os cantos da casa. “O branco é um ótimo tom para ambientes pequenos e integrados, já que traz a ideia de amplitude”, revela Elisa Ju. Além disso, as profissionais investiram bastante em mobiliários sob medida, para conseguir explorar cada centímetro de uma maneira funcional e criativa.  “O grande erro ao projetar um estúdio ou um apartamento pequeno é tentar colocar móveis sem planejamento, por exemplo, um sofá maior ou um rack, cada item precisa ser pensado para aquele espaço”, aconselha Bianca Atalla.

A arquiteta Fernanda Mendonça, dá mais uma dica: “Para ganhar mais espaço visual, use os mesmos materiais nos móveis e nos revestimentos de uma forma contínua, o resultado ambientes amplos”, indica.  A área social desse apartamento ganhou as mesmas cores nos móveis e o mesmo revestimento em todos os espaços. O home office ficou ao lado da cozinha e do móvel da sala de estar sem atravancar o caminho e sem pesar na decoração.

A marcenaria funcional e inteligente é uma ferramenta muito poderosa em apartamentos com pequena metragem. Nesse criamos, um móvel principal do projeto, que de um lado é uma bancada de café da manhã que se transforma no rack da TV e na sua outra extremidade uma mesa de jantar.

Já do outro lado da parede, se encontra a cozinha que compacta tem armários para guardar os utensílios necessários para cozinha e logo ao lado temos a área de serviço, ao mesmo tempo em que é integrada, ela tem uma divisória com uma parede translúcida.

Os móveis da sala de estar acompanham toda a paleta de tons neutros. Uma dica valiosa das arquitetas é sempre que tiver pouco espaço disponível meça o tamanho antes de comprar móveis.  O resultado pode ser muito satisfatório ou ser um verdadeiro caos.

O quarto de casal, que também tem pouco espaço disponível ganhou um espelho na lateral para ajudar na ideia de um ambiente maior e acolhedor.

Sobre a JMA Estúdio:

À primeira vista, quem observa a juventude do trio formado por Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o JMA Estúdio e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.

O escritório começou inicialmente com Elisa Ju e Fernanda Mendonça – ambas formadas em arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na sequência, em 2017, foi à vez de Bianca Atalla integrar o time. Formada pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Bianca é ela quem cria os desenhos em 3D que confundem até mesmo os olhos mais treinados, oferecendo aos clientes um projeto idêntico ao que será construído. Enquanto isso, Fernanda, a porta-voz do trio, fica encarregada de fazer a ponte entre clientes, fornecedores e mão-de-obra. Já a arquiteta Elisa, traz seu olhar apurado para revisar e observar as minúcias dos projetos e das obras.

Com especialização em reforma de interiores residencial, o escritório também atua com excelência em projetos comerciais e corporativos, desenvolvendo áreas comuns de prédios, como halls, e apartamentos decorados. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade são as marcas registradas de Bianca, Elisa e Fernanda, que juntas se dedicam à criação de ambientes atemporais com um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de tons e de materiais incomuns. Nesse caldeirão de ideias, apurado através de viagens, literatura, cinema e eventos nacionais e internacionais de design e arquitetura, tem sempre lugar para elementos bem brasileiros, como os tijolos e os ladrilhos hidráulicos.

 

Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça

www.jmaestudio.com.br

Tel.: (11) 97178 2643 / (11) 99657 9979

@jmaestudio

 

Confira também: