Ornare. 30 anos de sucesso, solidez e reconhecimento.

Murillo e Esther Schattan , donos da griffe, líder de móveis planejados do segmento de luxo, conhecida pelo design contemporâneo,  cores inusitadas  e cuidado extremo com a questão da sustentabilidade, comandam, atualmente junto com os filhos, uma rede de 15 lojas, sendo 11 no sistema de franquias. São quinze em cidades brasileiras e três no exterior, em Miami, Dallas e Cidade do México.  

Esther abriu a empresa com 23 anos. Arriscou seu casamento, futuro profissional e  bem estar da família, sem ter a  mínima idéia do que aconteceria no dia seguinte.Todos eram contra o esforço do clã Schattan  afinal,  na época nenhuma empresa dava o lucro que a inflação rendia.  Dé-já vu dos tempos atuais?

Quem observa a trajetória da marca pode considerá-la inacessível às crises. Vacinada,  seria a palavra mais correta. A Ornare passou com louvor pelas piores crises econômicas brasileiras nas três últimas décadas.

As experiências bem sucedidas acabaram em um convite para que Esther fizesse parte do  grupo de conselheiras do programa Winning Women de aceleração de negócios promovido pela consultoria Ernest & Young.   

Os móveis da Ornare são uma das grandes ferramentas usadas pelos empreendimentos imobiliários de alto padrão para atrair os compradores de alto poder aquisitivo. O plano de expansão apresentado pela empresa prevê abertura demais lojas e de mais acordos com incorporadoras estrangeiras para fornecer os produtos da empresa aos compradores dos seus caros negócios. 

Partilhar das oscilações econômicas  brasileiras  fez a Ornare  abrir novos caminhos.  Difersificou produtos, expandiu de lojas,  abriu novos formatos de negócios e optou pela internacionalização. “O desempenho da empresa podia ser previsto com bastante antecedência porque éramos procurados assim que ocorria a entrega da obra”, agrega, Esther.

Isto valia para as épocas de alto e baixo crescimento. 

O cuidado com a inovação se refletiu no formato de atendimento. “Montamos uma equipe de arquitetos para ficar em contato direto com o cliente”, explica a empresária. Além do acompanhamento especializado, a empresa procurou estabelecer como diferencial o cuidado com o pós-venda.

A empresa também aprofundou a prática de desenvolvimento de produtos. “Nossos móveis são desenhados pelos principais arquitetos e designers do país”, explica. Profissionais renomados, como Ruy Ohtake e Marcelo Rosenbaum, Patrícia Anastassiadis,  Guto Índio da Costa, Zanini de Zanine, Arthur Casas, Mauro Lipparini, Carlo Colombo, Giangranco Vannuchi, entre outros.  compartilharam sua assinatura com a Ornare em coleções que são incorporadas ao portfólio permanente da empresa.  

Em 2016, ações relevantes foram pensadas e realizadas por Murillo, Stephan Schattan e seus filhos, para marcar três décadas de absoluta referência no mercado de luxo com a eterna preocupação da criação de produtos que agregam na qualidade de vida seus clientes. A participação na principal mostra de decoração das Américas, a Casa Cor, comemora o aniversário da marca, com “A experiência Ornare“  assinada  por mais um  renomado pofissional, dessa vez o arquiteto João Armentano. 

ornare.com.br

 

Texto e imagens: Divulgação

Confira também: