Projeto transformou antigo poço de caulinita em estufa gigante

Foto: divulgação

o eden e aqui

O Eden Project , assinado pelo arquiteto Nicholas Grimshaw, foi uma concepção de Tim Smit para transformar um antigo poço de caulinita em uma estufa gigante. Inaugurado em março de 2001, como uma proposta de renovação a uma área degradada pela exploração da caulinita, hoje é uma das principais atrações turísticas da Cornualha, no Reino Unido. O projeto paisagístico foi assinado pelo Land Use Consultores.

É do projeto a maior estufa do mundo, que reúne biomas artificiais com plantas colhidas em todo o mundo. Cada estufa reproduz as características de cada espécie e de cada região de origem. O complexo possui dois compartimentos adjacentes cobertos por domos que protegem as espécies plantadas, e cada gabinete simula o bioma natural.

Na cobertura desenvolvida com um plástico especial, as centenas de células hexagonais e pentagonais infladas das cúpulas são apoiadas por uma estrutura de aço. A primeira cúpula emula um ambiente tropical e a segunda, um ambiente mediterrâneo. O projeto está localizado a 2 km da cidade de St Blazey e a 5 km de St Austell, na Cornualha. 

o eden e aqui

o eden e aqui

Confira também: