Maní completa 10 anos com o melhor da gastronomia contemporânea

De um lado, dois jovens chefs – uma brasileira e um catalão. Do outro, dois administradores e uma apresentadora gaúcha e um empresário paulistano. Foi assim, da união entre Helena Rizzo, Daniel Redondo, Giovana Baggio, Rafael Lima, Fernanda Lima e Pedro Paulo Diniz, que o Maní nasceu, em março de 2006.

A história do restaurante começa com a busca de Fernanda e Pedro por uma alimentação orgânica e mais natural. Com a filosofia de servir os mais frescos ingredientes, numa experiência que combinasse técnica e memória afetiva; invenção e tradição, o restaurante se tornou um sucesso local e internacional.

Além da gastronomia contemporânea prá lá de saudável, o Maní tem um projeto de arquitetura assinado pela arquiteta Juliana Overmeer e a designer de interiores Mariana Kraemer. A base do projeto é o branco, com paredes texturizadas artesanalmente, estruturas de madeira de demolição aparentes, paisagismo nativo no terraço, pergolados com galhos de jabuticabeiras, cozinha industrial aberta ao público e a arte contemporânea no corredor de entrada, com a colaboração de diversos artistas plásticos.

Em 2013, após receber inúmeros prêmios nacionais e internacionais, o Maní passou a integrar o ranking anual The World’s 50 Best Restaurants, um dos maiores balizadores da gastronomia internacional, estando atualmente na 41ª posição. Em setembro de 2013, Helena Rizzo recebeu o prêmio Veuve Clicquot de melhor chef mulher das Américas e, em abril de 2014, o de melhor chef mulher do mundo.

Em 2015, o restaurante conquistou uma estrela no guia Michelin, mantida na edição deste ano. Entre seus pratos icônicos estão o nhoque de mandioquinha com dashi de tucupi; "o ovo" (cozido em baixa temperatura, acompanhado de espuma de pupunha) e a sobremesa "da lama ao caos", um tour de force de ingredientes improváveis, como compota de berinjela defumada, coalhada de queijo de cabra e gelatina de água de flor de laranjeira, com gradações diversas entre o doce e o salgado.

(Texto: Jorge Paulinetti - Fotos: Divulgação)

 



Cadastre seu e-mail para receber as novidades do portal!

Confira também: