Tradição, high design e inovação destacam a trajetória da marca   

Há cinco décadas a Breton produz móveis de alto padrão com reconhecida qualidade, design exclusivo e inovação de suas peças. A marca possui um mix de produtos diversificados ideais para compor e personalizar todo tipo de ambiente de residenciais a comerciais. A história da companhia no país teve início na década de 60, quando em 1967 Julio Rivkind emigrou da Letônia para o Brasil fugindo do holocausto e com isso pode realizar o sonho de abrir uma loja com móveis desenhados por ele. Assim nasceu a Breton Decorações Ltda., com sua primeira loja localizada em Santana, na zona norte de São Paulo.

Crescimento da marca

A marca cresceu no mercado de atuação ganhando corpo e pode inaugurar sua segunda loja na capital paulista, nessa virada entra em cena Marcel Rivkind, filho de Julio, que percebendo a mudança do mercado ampliou a gama de produtos já oferecido e investiu no segmento de iluminação e pisos, iniciando a Breton Planejamento de Interiores. Nessa mesma época, Marcel resolveu dar um passo além e comprou – sem o consentimento do pai – um espaço no Shopping Lar Center, em São Paulo.

 O crescimento da Breton fica ainda mais evidente com a abertura de outra loja, no ano 2000, em um dos maiores shoppings de decoração de São Paulo, o shopping D&D. Mas a consagração como uma das lojas mais importantes do segmento veio no ano seguinte, com a inauguração na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, o maior endereço do décor de luxo da cidade com mais de 1.400 m². 

Em 2018 a marca unificou todas as suas operações, que inclui fabricação de móveis da área externa e interna, centro de distribuição, reciclagem de embalagem e escritórios administrativos. Para abrigar os mais de 200 funcionários, foi necessário ampliar para oferecer um espaço completo, com toda a infraestrutura necessária, de 15.000m² – 42% maior que a antiga fábrica. No local também sãoproduzidas as peças de toda a linha corporativa, que conta com um departamento estruturado para atender as demandas de projetos em hotéis, hospitais, restaurantes, aeroportos e escritórios em geral.

A marca possui um portfólio recheado de móveis de design autoralpara áreas internas e externas, como sofás, chaises, espreguiçadeiras, mesas de jantar, aparadores, poltronas, cadeiras, objetos e acessórios de decoração. Nomes de profissionais estrelados como Aristeu Pires, Bruno Faucz, Daniela Ferro, Estevão Toledo, Estúdio Rain, Giácomo Tomazzi, Irmãos Fahrer, Reinaldo Lourenço, Ronald Sasson, entre outros que integram o timede colaboradores criativos da Breton. Seu principal diferencial é a personalização, visto que cada peça é 100% customizável, oferecendo para o cliente a opção de escolha entre medidas, tecidos e acabamentos.

Atualmente a Breton possui nove lojas, sendo seis unidades próprias distribuídas pela Grande São Paulo, entre essas, uma outlet. Uma unidade no Rio de Janeiro, uma em Brasília, três franquias localizadas em São José dos Campos, Campinas e Salvador. Além dessas, a marca também possui de duas galerias uma no Panamá e outra em Santo Domingo.A empresa aposta no seu desenvolvimento através de franchising e nas vendas através do e-commerce para consumidores de outras regiões do país.

A Breton se preocupa com todos os serviços prestados, por isso, conta com uma frota de 19caminhões-baús próprios para atender as demandas de entrega em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Todos os funcionários são treinados e capacitados, desde o primeiro contato nas lojas até a entrega dos móveis. Seu pós-venda, reconhecido pela excelência, reúne serviços de manutenção e atendimento personalizado.

Sustentabilidade Breton

Além dos móveis que encantam gerações, a Breton criou em 2018 o movimento ECOBRETON, uma nova jornada na empresa onde usamos o design como ferramenta de mudança e através dele reverberar a sustentabilidade, conectando as questões sociais e ambientais em nossos processos e produtos. 

Fazem parte desse movimento a campanha Meu M² Breton (para cada pedido fechado a marca contribui para recuperação da Mata Atlântica em parceria com o portal ECOERA e a ONG Iniciativa Verde), Desafio Mobiliza Breton (criado em conjunto com a agência de comunicação “Visionários” com o objetivo de desafiar novos talentos na criação de soluções inovadoras para as sobras de matérias primas e embalagens da Breton) e Carbon Free(selo que comprova a compensação das emissões de CO2 geradas pela produção da revista Breton com o plantio de mudas nativas no sistema Cantareira).

A Breton conta com a parceria de empresas de coleta especializada em cada tipo de resíduo, que são separados e destinados a centros de reciclagem específicos, que recebem lâmpadas queimadas, vidros, alumínio, ferro, espuma, entre outros. Além disso, os centros de distribuição da marca foram equipados com máquinas de prensa de papel e plástico para facilitar a retirada e o transporte das empresas que recolhem os materiais. O papelão utilizado para embalar os móveis durante o transporte até o cliente é levado de volta para o centro de distribuição da marca pelas equipes de montagem para reciclagem. 

Outra preocupação da marca é com seus produtos e a matéria-prima utilizada na fabricação dos móveis. Para ser um fornecedor de matéria-prima, a empresa possui uma lista de exigências para que os produtos saiam de acordo com a política de sustentabilidade e responsabilidade social da marca. Dentre os pré-requisitos está a necessidade de certificados de matérias primas, qualidade e procedência, licenças do IBAMA, CETESB e FEPAM, madeira de reflorestamento, reciclagem de material, analise de sustentabilidade financeira e compromissos com seus colaboradores. 

Girodecor

Eu, Antonio Baldini, paulistano, com formação em propaganda e marketing, empresário e diretor-geral da agência 427 Design e do portal Girodecor, sempre acreditei que um empreendedor de sucesso é aquele que confia no potencial de suas ideias.

Escreva um comentário